(0) (0)
info@ithlux.com

Oportunidades de investimento a serem promovidas pelo Panamá ao Ministro das Relações Exteriores do Catar

Oportunidades de investimento a serem promovidas pelo Panamá ao Ministro das Relações Exteriores do Catar

Relações Exteriores do Panamá especificaram que existem 20 anos de relações diplomáticas formalizadas pelos dois países desde 8 de fevereiro de 2002.

A partir de amanhã, segunda-feira, será desenvolvida uma agenda com o Ministro das Relações Exteriores do Estado do Catar, Soltan Bin Saad Al-Moraikhi, no qual destacam-se as oportunidades de investimento no centro logístico para acesso ao continente americano.

"A República do Panamá receberá neste domingo o Ministro das Relações Exteriores do Estado do Catar, Soltan Bin Saad Al-Moraikhi, em uma Visita Oficial para fortalecer os laços em questões econômicas e comerciais, um parceiro estratégico que tem uma das economias mais robustas da região do Oriente Médio", informou o Ministério das Relações Exteriores do Panamá nesta tarde.

De acordo com um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores (MIRE), "como parte do plano de reativação econômica pós-pandemia, promovido pela administração do presidente Laurentino Cortizo Cohen, o Panamá fortalecerá os laços com o Catar, que administra um dos maiores fundos de investimento do mundo, no valor de 335 bilhões de dólares, aproveitando a visita do Xeque Mohamed Bin Abdulla Al Thani, membro da família real e diretor da Autoridade de Investimento do Catar."

A nota apontou que: "O Panamá promoverá oportunidades de investimento como centro logístico para acessar o continente americano, aproveitando o interesse do Catar em investir em mercados emergentes na América Latina em energia, imóveis, bancos, logística e esportes, com o Catar sendo o país-sede da Copa do Mundo ainda este ano".

"A ministra das Relações Exteriores, Erika Mouynes, presidirá uma reunião ampliada com o ministro do Catar e sua equipe na segunda-feira, a fim de explorar oportunidades de cooperação em diversas áreas de interesse comum, em uma reunião que precede os 20 anos de relações diplomáticas formalizadas pelos dois países em 8 de fevereiro de 2002", diz a informação.

"Ambos os países compartilham posições geográficas privilegiadas em suas regiões, constituindo uma coincidência positiva para o fortalecimento da conexão da América Latina e do Caribe com o Oriente Médio", acrescentou o Ministro das Relações Exteriores.

Além disso, o comunicado observou que "no Palácio bolivar, Ana Margarita Reyes, vice-administradora da Autoridade Marítima do Panamá, fará uma apresentação sobre investimento e infraestrutura no campo dos portos marítimos e aeroportos, acompanhada por Raffoul Arab Pinzón, gerente geral da Tocumen, e Flor Melina Pitty, diretora de Portos da Autoridade Marítima do Panamá".

De acordo com a comunicação oficial, "anteriormente, eles serão recebidos na Autoridade do Canal pelo administrador, Ricaurte Vásquez; o Ministro da Facilitação de Investimentos Privados, José Alejandro Rojas; o secretário nacional da Parceria Público-Privada (PPP), Saleh Asvat; e o embaixador do Panamá no Catar, Musa Asvat."

Da mesma forma, e como parte da agenda diplomática, "o Presidente da República, Laurentino Cortizo Cohen, fará uma audiência de cortesia no Palácio Presidencial, com Soltan Bin Saad Al-Moraikhi, para trocar as coincidências em favor do desenvolvimento de estratégias políticas que visam fortalecer a conexão do Oriente Médio com a América Latina e o Caribe".

"Além disso, no âmbito da presidência pro tempore do Panamá no Sistema de Integração Da América Central (SICA), espera-se que um Conselho de Ministros das Relações Exteriores seja realizado e a Cúpula SICA-Catar seja realizada em maio próximo", diz a nota.

"A delegação do Catar, com 11 membros, inclui representantes do Fundo de Investimentos do Catar, da companhia aérea Qatar Airways e dos portos de Mwani Qatar", acrescentou o comunicado de imprensa.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de usuário. Ao usar o site, você confirma que aceita o uso de cookies de acordo com nossa política de privacidade.   Saiba mais